quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Se amarmos as coisas, qualificando-as como se fossem únicas, a vida fica mais alegre.


Bom,  no dia 1º de novembro , em uma tarde de sol, foi-me encaminhada uma grande missão, visitar a escolinha Pinguinho de Gente, na qual uma pessoa muito especial  estaria lá disposta a sorrir pra mim.
  Logo que cheguei fui recebida pela Rose, avó de Rafa. Após fui encaminhada ao berçário onde havia 9 crianças, entre elas uma em especial, como diria sua avó a mais bonita!
      Rafael Eugênio um menino tão lindo que com apenas 1 ano e 8 meses de idade  me cativou com seu olhar. Fiquei o observando durante um longo período, um momento muito gostoso no qual foi difícil me despedir.
    Como nosso blog fala sobre inclusão social eu tinha que relatar sobre isso, mas confesso que é um pouco difícil adaptar o pensamento de inclusão social com o Rafa, um bebê tão doce e tão amado pela família, que quase esqueço que Rafael nasceu com Trissomia do cromossomo 21 que é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente, como conhecido por Síndrome de Down.
     Sua mamãe Aline, relatou que no começo,  foi difícil, descobriu só após o parto. Mas hoje quando olho nos seus olhos nem consigo ver esse medo e só um amor genuíno, sua mãe Rose a avó de Rafinha , essa tem um imã com ele, sabe quando uma pessoa olha para outra com a intenção de te fechar numa caixinha só pra ela? rsrsrs
    É assim que a vovó coruja olha para ele com amor e proteção mais uma proteção com um preparo para a luta. Ela não relutou quando soube que rafinha possuía Down, pelo contrario vestiu a camisa e foi a luta, nesse momento ao vê-la com esse amor sincero protetor e ao mesmo tempo de encorajamento me lembro da frase de Charles Chaplin :
"Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas".
  Com certeza Rafa é uma estrela em sua família, acima da diferença das dificuldades da vulnerabilidade, ele veio como um feixe de luz, não só para sua família pensar sobre a vida, sobre a fragilidade, mas que todos nós pensássemos que não somos imunes as dificuldades as diferenças, mas se tivermos força de vontade se amarmos as coisas qualificando-as como se fossem únicas a vida fica mais alegre.

2 comentários:

  1. OLÁ QUERIDA!
    O RAFA FICOU MUITO LINDO, QUERO DIZER, ELE É LINDO.
    PARABÉNS E OBRIGADA PELA OPORTUNIDADE DE DIVIDIR MEU AMOR.
    BJO
    ROSE

    ResponderExcluir
  2. O "doar-se" faz parte deste projeto de aprendizagem, tanto nos exemplos que fazem o dia-a-dia da inclusão como as alunas que o construiram.

    ResponderExcluir