domingo, 25 de novembro de 2012


ESTATÍSTICAS
Levantamento das situações que efetivamente vem comprometendo a inclusão das pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais nas classes comuns do ensino regular. O gráfico abaixo demonstra os resultados obtidos na enquete.



A – Grande parte das escolas não comportam e nem educam para o respeito à diversidade. 14%
B – No Brasil, não se oferece aos professores formação adequada para abordar a inclusão. 13%
C – A falta de qualidade para atender inclusive os alunos que não tem deficiência. 12%
D – Há professores que não tem confiança em sua capacidade real de aprendizado e desenvolvimento. 12%

E – Há professores e escolas que tem medo da responsabilidade de ensinar os alunos. 12%
F – Os professores não estão preparados para educar alunos com deficiência intelectual. 11%
G – Há crianças que são superprotegidas pela família e não tem autonomia. 7%
H – Os alunos poderão ser vítimas de preconceito e bullying. 6%
I – A crença de que as escolas podem escolher os alunos que querem matricular. 5%
J – Os alunos não tem condições de acompanhar a turma. 2%
L – A idade mental dos alunos não corresponde à idade dos colegas. 2%
M – As crianças com síndrome de Down e outras deficiências aprendem melhor entre seus iguais e classes especiais. 2%
N – Os alunos não aprendem. <1%>

Um comentário:

  1. Super importante para nos conscientizarmos dos preconceitos que estão no nosso entorno e porque não dizer em nós mesmos... Parabéns!

    ResponderExcluir