ESTATÍSTICAS
Levantamento
das situações que efetivamente vem comprometendo a inclusão das pessoas com
síndrome de Down e outras deficiências intelectuais nas classes comuns do
ensino regular. O gráfico abaixo demonstra os resultados obtidos na enquete.
A – Grande
parte das escolas não comportam e nem educam para o respeito à diversidade. 14%
B – No
Brasil, não se oferece aos professores formação adequada para abordar a
inclusão. 13%
C – A
falta de qualidade para atender inclusive os alunos que não tem deficiência.
12%
D – Há
professores que não tem confiança em sua capacidade real de aprendizado e
desenvolvimento. 12%
E – Há professores e escolas que tem medo da responsabilidade de ensinar os alunos. 12%
F – Os
professores não estão preparados para educar alunos com deficiência
intelectual. 11%
G – Há
crianças que são superprotegidas pela família e não tem autonomia. 7%
H – Os
alunos poderão ser vítimas de preconceito e bullying. 6%
I – A
crença de que as escolas podem escolher os alunos que querem matricular. 5%
J – Os
alunos não tem condições de acompanhar a turma. 2%
L – A
idade mental dos alunos não corresponde à idade dos colegas. 2%
M – As
crianças com síndrome de Down e outras deficiências aprendem melhor entre seus
iguais e classes especiais. 2%
N – Os
alunos não aprendem. <1%>
Super importante para nos conscientizarmos dos preconceitos que estão no nosso entorno e porque não dizer em nós mesmos... Parabéns!
ResponderExcluir